terça-feira, 11 de março de 2008

Sessão solene em Homenagem a Mulher na Câmara

Foto: Jane de Araujo - Ag Senado

O Congresso Nacional realizou sessão solene, nesta terça-feira, com o duplo objetivo de comemorar o Dia Internacional da Mulher e agraciar as cinco vencedoras do prêmio Diploma Mulher- Cidadã Bertha Lutz.

Elas foram selecionadas entre 75 mulheres indicadas por associações e conselhos que tratam dos direitos humanos, assuntos sociais e da defesa da mulher, da criança e do adolescente. O deputado Clodovil Hernandes (PR-SP) participou da solenidade a convite do presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, juntamente com outros parlamentares.

A sessão teve a participação dos presidentes do Congresso, Garibaldi Alves Filho; da Câmara, deputado Arnaldo Chinaglia; da Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, e da ministra da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, Nilcéia Freire, além de várias personalidades, entre elas D. Marisa Gomes, esposa do vice-presidente da República, José Alencar.

Os diversos oradores destacaram o simbolismo da data, comemorada em 8 de março. O Dia Internacional da Mulher foi instituído em 1975, pela ONU, para reverenciar episódio ocorrido nos Estados Unidos, em 1857, quando 129 operárias de uma fábrica têxtil, em greve por melhores condições de trabalho, morreram carbonizadas num incêndio. O Diploma Bertha Lutz, instituído em 2001, premia mulheres que contribuíram para a defesa dos direitos femininos.

mpó-sp



Nenhum comentário:

Postar um comentário