quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Agenda do Deputado Clodovil Hernandes por Meg Ramos / Ubatuba

Ampliação da BR 101
Rodovia Mario Covas / Rio Santos
Técnicos do Ministério dos Transportes de Brasília, diretor e engenheiro do DNIT em Ubatuba e assessoria do Deputado Clodovil, no início deste ano, fazem a vistoria no trecho da BR101.



Olá amigos !

O deputado Clodovil, esta semana não irá escrever nenhum recado para vocês. Este deputado nada mais fará do que provar à população de Ubatuba sua participação EFETIVA na realização do projeto de ampliação da Rodovia BR-101 (Gov. Mario Covas), também conhecida como Rio - Santos.

Os políticos de Ubatuba precisam “crescer” e entender que hoje em dia não se “engana” mais o povo. Tudo é mais acessível com a tecnologia, e não podemos comparar o “trânsito” que um deputado federal tem em Brasília, com o “trânsito” de um (a) vereador (a) ou de um prefeito (a) . Ainda mais, um deputado como o deputado Clodovil, que sempre foi muito bem recebido em todos os Ministérios, por seus representantes.

Uma das primeiras prioridades do deputado Clodovil quando assumiu seu mandato, foi à ampliação da Rodovia BR - 101. Visitou Ministros, explicou que a necessidade dessa ampliação era para maior segurança da população de Ubatuba, dos turistas e de quem a usa como rota de ligação entre o litoral norte e o litoral sul, demonstrando o índice de acidentes e de vidas ceifadas, do trânsito caótico durante a temporada. E que, portanto, medidas urgentes tinham de ser tomadas.

As notícias em Ubatuba “vazam” com uma rapidez impressionante! Agora que o projeto está para sair do “papel e da prancheta para o canteiro de obras”, já assistimos “surgir” vários “pais e mães” querendo “adotar essa criança”!
Fantasiando a situação é como se essas pessoas fossem apenas convidados para a festa, depois da mesma ter sido um sucesso, todos gostam de dizer que participaram dos preparativos. Difícil entender que essas pessoas não dêem os devidos créditos à quem os merece por direito !

A transparência é uma coisa séria! Quem diz a verdade sempre tem um modo de prová-la! Hoje chegou o dia de o deputado Clodovil provar mais uma vez - mais outra coisa - que sua participação nesse projeto fará diminuir os acidentes nessa rodovia.

Dedicado em saber em que estágio encontrava-se o projeto de ampliação da BR - 101, o deputado Clodovil recebeu em sua casa o engenheiro Ricardo Rossi Madalena, superintendente do DNIT, o qual concedeu uma entrevista à assessoria do deputado. E esta assessoria a pedido do deputado, democraticamente convidou outros meios de comunicação, para que livremente fizessem suas perguntas também.
Foram convidados os seguintes jornalistas:
Sr. Saulo Gil do “ Jornal Imprensa Livre”
Sr. Caito do “Jornal Expressão Caiçara”

Sr. . Max do “Jornal Vale Paraibano” ( declinou o convite alegando que o pessoal da edição não tinha interesse na matéria)
Sr. Sidney Borges “Ubatuba Víbora”(gentilmente enviou um e-mail agradecendo e justificando a falta de tempo por compromissos assumidos nesta eleição.)


É assim que o Deputado age. Transparente, trabalhando para que cada dia mais e melhor possa cumprir com honradez e competência o seu mandato.
Vamos à entrevista:

* Meg Ramos /Agenda do Deputado Clodovil "Jornal Agito Ubatuba"

1) S Ricardo Madalena o senhor poderia fazer sua apresentação e falar um pouco sobre sua carreira profissional ?Antes devo dizer que agradeço muito sua gentileza em conceder está entrevista.
O Superintendente do DNIT (Ricardo Rossi Madalena) do Estado de São Paulo é casado e tem 03 filhos, formado em Engenharia Civil e está desde 19 de dezembro de 2007 , frente a Superintendência do órgão no Estado de São Paulo.
2) Sobre a situação do projeto da rodovia Rio/ Santos ( BR101) no trecho Praia Grande ? Perequê Açu como é a situação do mesmo ?
O DNIT visando melhorar as condições de segurança dos usuários da rodovia no trecho entre o km 53,9 (Praia Grande) até o km 44,1 (Perequê-Açú), após gestões com a Diretoria do DNIT, instaurou processo administrativo para a licitação e contratação do Projeto Básico e Executivo de Engenharia de Adequação de Capacidade, Melhoria da Segurança e Eliminação dos Pontos Críticos e Ambientais.
A data de entrega das propostas das empresas participantes será 09/09/2008 às 10:30 horas na sede do DNIT/SP.
3) É um projeto antigo esse?
Não é um projeto antigo, pois será estudada uma nova concepção para rodovia, visando sua duplicação, implantação de ciclovia, novos trevos de acesso em desnível e demais melhorias físicas e operacionais.
4) O senhor deve ter conhecimento que uma obra dessas é uma grande “alavanca” política e administrativa para o nosso município, o senhor poderia dizer quem solicitou esse projeto?”
Após uma solicitação do Deputado Federal Clodovil Hernandes, junto ao Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que apresentou suas justificativas da necessidade de intervenções junto a área urbana do município, para se ter mais segurança a população, estamos realizando as primeiras tratativas para viabilizar as obras.
5) Quando aqui estiveram os técnicos do DNIT para fazer um apreciação das necessidades da rodovia, a assessoria do Deputado acompanhou a visita juntamente com o responsável pelo DNIT em Ubatuba e seu departamento de engenharia, presença dos técnicos vindo de Brasília foi solicitada por quem ?
Em função da solicitação da Superintendência Regional DNIT/SP, a Diretoria do DNIT encaminhou representantes especificamente do Setor de Projetos.
6) Sr Ricardo, finalizando poderia nos contar qual a importância e participação do deputado Clodovil no projeto e ampliação e reforma da Rodovia ?
Quero parabenizar a atuação deste Deputado, que está sempre reivindicando melhorias para sua cidade e região.

* Saulo Gil / "Jornal do Imprensa Livre "

1) Qual foi, realmente, a origem da solicitação por verbas e melhorias no trecho urbano da Rodovia BR 101 em Ubatuba?
A solicitação foi feita pelo Deputado Federal Clodovil Hernandes, junto ao Ministro dos Transportes Alfredo Nascimento, que se fizesse necessária as intervenções na área urbana de Ubatuba, para evitar acidentes e risco a população, e hoje está sendo viabilizado este plano, devido a disponibilidade orçamentária do órgão.
2) Qual é o orçamento previsto para as obras e qual será a responsabilidade da Prefeitura Municipal em relação ao pagamento e aos trabalhos realizados?
Por enquanto há disponibilidade orçamentária no OGU/2008, somente para elaboração dos estudos e projetos e após a elaboração do projeto é que será conhecido o custo efetivo das obras, cujo valor necessário será incluso no OGU/2009 para a execução das mesmas.Informamos que a Prefeitura Municipal de Ubatuba não participará com recursos financeiros no projeto e nem nas obras, cujos custos ocorrerão por conta exclusiva da União.
3) Já existe previsão para o inicio e término da reforma?
No momento está em fase de licitação, somente o projeto e após a conclusão do mesmo é que se licitarão as obras, que estimamos serem iniciadas no 1ª semestre do exercício de 2009 e provavelmente com a duração em torno de 1 ano.
4) O projeto prevê a construção de ciclovia?
Sim, o projeto preverá a implantação de ciclovia lindeira à rodovia, face a predominância da utilização de bicicletas no município

* Claudia Ottini / Caito " Jornal Expressão Caiçara "

1) Quanto tempo vai durar esta obra, visto que o trecho a ser trabalhado tem grande fluxo de veículos?
Estimamos que a obra será concluída em torno de 1 ano.
2) Qual o gasto que ficou calculado (que será despendido) para a conclusão da obra?
O custo efetivo das obras, somente será conhecido após a conclusão do Projeto Executivo de Engenharia
3) A obra provocara algum dano ao Meio Ambiente, no caso ao solo, pois o Litoral Norte em geral tem muitos lençóis freáticos?
A obra não acarretará danos ao meio ambiente, pois a duplicação praticamente ocorrerá dentro da faixa de domínio do DNIT e quando da execução das obras serão tomadas todas as medidas necessárias, para não ocorrer o menor dano ao meio ambiente.
4) A mão de obra utilizada na obra é terceirizada? Do Município? Ou de trabalhadores da região (Litoral Norte e Vale do Paraíba)?
Geralmente as empresas que vencem licitações de obras, absorvem uma grande parte da mão-de-obra local.
5) Quais os benefícios que o empreendimento trará a Ubatuba e as comunidades da Praia Grande e do Perequê Açu?
Os benefícios que o empreendimento trará ao município de Ubatuba e às comunidades lindeiras, serão:
· Melhorias das condições de segurança aos usuários da rodovia;
· Melhorias nos deslocamentos dos veículos e pedestres na ligação inter-bairros;
· Praticamente haverá uma separação entre o tráfego rodoviária de passagem, tanto no sentido Rio de Janeiro como sentido São Paulo do tráfego urbano local;
· Melhoria do trânsito de veículos no trecho, principalmente na época de pico de tráfego, isto é, em feriados e épocas de férias;
Maior segurança aos usuários de bicicletas e pedestres.

Bem meus amigos, quando se anda na "trilha” da verdade, determinação e do trabalho transparente, assim acontece.
Tudo às claras, sem pretensão de carregarmos "méritos", mas de fazer sempre o melhor por Ubatuba.
Não importa quem fez ! Importa ter sido feito o que era necessário para o bem de todos !
Que o sol que agora voltou a brilhar em Ubatuba, brilhe sobre todos , especialmente sobre as mentes.
Sol que brilha apenas sobre o EGO , tira o brilho da alma!
Uma boa semana a todos !
Até a próxima ...

Meg Ramos
Assessoria Parlamentar

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