quinta-feira, 7 de maio de 2009

Do Pudim às Galinhas / Tudo em comemoração

Foto Meg Ramos


Como não temos bolo, vamos comemorar o retorno da nossa caminhada às “estorinhas” de Clodovil, com um pudim , não um pudim comum... Mas um pudim dele, Clodovil !! (risos)
Vou contar...

Todos vocês amiguinhos sabem que Clodovil adorava cozinhar. Desconheço alguém tão perfeito para dar “o toque” mais que ele.
Cozinhar para Clodovil era um prazer, ele curtia mesmo, conseguia reavivar o sabor de qualquer prato com suas adições.
Havia um ponto fantástico em sua personalidade, creio que já comentei.
Ele adorava ensinar!
Nunca escondia o “pozinho milagroso” que dava o sabor especial.
A mesa, vocês já sabem, eu contei, sempre perfeitas com tudo combinando, mesmo simples no dia a dia, eram requintadas.

Era normal quando recebia alguma visita, servir algum docinho que havia feito, como uma geléia divina de pitangas, colhidas pelos diversos pés que existem no jardim da casa. No tempo certo todos ficam carregados , até sobra no chão .

A casa até parece uma fazendinha- floricultura, com horta, uma imensa quantidade de espécies de flores (creio que mais de 2.500 espécies), pés de diversas frutas, galinheiro que fornecia a casa ,mais de 40 ovos ao dia, e que ele fazia questão de “importá-los” para Brasília para usá-los em sua cozinha de lá.
Um dia conto para vocês a fase “Hawaii” de Clodovil, ele conheceu uma moça, Martha, era seu nome, casada com um americano-hawaiano o casal cultivava plantas hawaianas.. Ele comprou todos os tipos de mudas que ela tinha a venda, plantas raríssimas.

Um de nossos programas dentro da casa nos finais de semana era visitar o galinheiro. Não falo de um galinheiro comum , é um “Super Galinheiro” todo acimentado com suítes para as galinhas e pintinhos, água corrente uma sombra maravilhosa de uma árvore frondosa ,e para arrasar uma vista fantástica de 180 graus para o imenso mar , isso e tudo mais.
Mas, lá havia um galo, um galo totalmente maluco, eu achava e dizia isso a Clodovil. O tal galo fazia um cocorocó em um determinado momento ,e todas as galinhas saiam correndo atrás dele, uma coisa louca mesmo .( risos)
Certo dia eu, João Toledo e Clodovil, morremos de rir em nossas costumeiras visitas ao galinheiro, ao presenciar a cena (risos) parecia uma cena ensaiada.
João Toledo brincava e dizia sempre para Clodovil e para outras pessoas que lá iam conhecer o galinheiro, (aliás, era comum Clodovil convidar as pessoas para conhecê-lo, ele tinha orgulho daquele lugar)
João dizia:
____Qualquer dia ainda mudo para cá, vou viver como um galo rei na suíte deste galo! É maior do que o lugar onde moro. Quero ver toda essa galinhada correr atrás de mim .(risos)
No que Clodovil no ato respondia:
____Joaninha! (assim ele chamava João) você vai é matar minhas galinhas isso sim! . A hora que elas virem o galo velho que você é, você vai ver! ( risos) .
Assim a conversa prosseguia as piadas apareciam e nós " morríamos" de rir .
Todo galinheiro foi projetado e construído sob a supervisão de Clodovil, pintado de verde escuro era um lugar delicioso para se estar. Fora presenciar a cena do galo maluco, e as propostas de João, eram hilárias nossas tarde por lá.
Peço desculpa para vocês porque às vezes me perco com passagens introduzidas aqui, (falava de pudim, acabei falando das galinhas (risos), sou assim), mas minha cabeça voa, e como flashes relembram as cenas, não quero deixar "escapar" esses detalhezinhos a vocês.

Voltemos ao pudim...

Quando chego vou direto à cozinha, como toda “casa lar” um ponto de encontro, lá me deparo com este maravilhoso pudim postado na foto.
Pessoalmente era lindo, vibrante , lustroso e tinha uma carinha de delicioso também , enfim o pudim era uma tentação .
Ah! Não perdi tempo fotografei-o para colocar no blog, nem sei se postei não me recordo.

Pensei...
Em comemoração à nossa volta às coisas lindas e boas da vida, vai de presentinho para todos vocês a receita do pudim,exclusiva e original de Clodovil!
Pudim de Frutas secas a la Clodovil

*Em uma frigideira frite 1 xícara de arroz com um pedaço de canela e 3 cravos da índia sem a cabeça.
*Depois de bem frito vá jogando aos poucos 1 litro de leite quente mexendo sempre.

*Quando a textura estiver de arroz cozido quase seco acrescente 1 lata de leite condensado e mais 1 lata de leite comum .
*Bata 3 ovos inteiros e acrescente também ao arroz.
*Acrescente mais um punhado a gosto de frutas cristalizadas, passas e ameixas secas também .

*Faça uma calda caramelada e unte uma forma de pudim , antes de endurecer coloque algumas frutas no fundo e laterais.
*Preencha a forma com o arroz misturado as frutas.

*Leve ao forno para assar em banho-maria por 1 hora e vinte minutos mais ou menos a 180 graus.
*Deixe esfriar e desinforme, para facilitar, aqueça a forma em água quente.

Façam e comam, é uma delicia!
Com um pedacinho dele ao comermos, façamos um brinde ao nosso amigo que tantos prazeres nos deu!
Paz amigo Clodovil, brindamos a você!

De Meg e seus Amiguinhos .


Em tempo:
Sempre que eu escrevia alguma coisa para Clodovil deputado, ele dizia:
___Está ótimo Meg! Mas... acrescente um PS !
Ele sempre ditava alguma coisa, para ser acrescentado, muitas vezes trechos de músicas, como podem comprovar nas edições das Agendas do Deputado Clodovil editadas pelo do Jornal Agito , e escritas por mim.
Neste instante, veio à minha cabeça, alguma coisa assim:

PS:____Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário