sexta-feira, 8 de maio de 2009

A Estrela Apenas Mudou de Lugar / por Meg Ramos / Ubatuba

A Estrela Apenas Mudou de Lugar
Antiga Agenda do Deputado Clodovil
crônica semanal / jornal agito / ubatuba
Por Meg Ramos
Ola Amigos
Mais uma semana passou, semanas de feriados prolongados, cidade agitada.
Adoro ver Ubatuba assim, com muita gente aproveitando suas lindas praias.
Agitada de novidades, também foi a minha semana.
Depois da carta postada por João Toledo, abaixo da coluna no último sábado.
Após, a senhora testamenteira decidiu dar entrevistas à mídia cibernética e nelas participar que está estudando algumas ações, uma delas por achar que eu denegri sua imagem.
Absolutamente não denegri a imagem de ninguém, o blog está lá on line para que vocês leiam as postagens e encontre alguma ofensa a está senhora. A não ser que ela tenha tomado algum comentário meu para si. Como dizia Clodovil "vestiu a carapuça", estou apenas citando uma expressão conhecida de Clodovil .
Abaixo a entrevistas, links das matérias com declarações da senhora testamenteira. http://ofuxico.terra.com.br/materia/noticia/2009/05/04/bens-e-caes-de-clodovil-geram-questionamentos-e-brigas-111460.htm
e
Não posso evitar comentários, referentes a ela postados por outras pessoas que lá freqüentam e acompanham o blog diariamente. Se algum comentário denigre sua imagem como ela diz, certamente não são comentários feitos por mim no blog, mas opiniões pessoais dos internautas sobre as entrevistas que a sra testamenteira dá na mídia televisiva e escrita.
Simplesmente as pessoas expressam seu parecer pessoal.
A liberdade de expressão existe e deve ser respeitada. O espaço do blog é livre para qualquer comentário de qualquer internauta, vivemos em uma democracia, ou não?
A respeito de João Toledo, ele apenas solicitou um posicionamento, devido à falta de informações da testamenteira, a mesma atitude também foi solicitada constantemente no blog por seus frequentadores.
Quem sabe se o silêncio e a falta de informação não fossem tão marcantes, se a carta de João remetida com AR , como ele comentou , tivesse sido respondida em tempo, toda esta situação desagradável, seria evitada.
Moradores de Ubatuba chegam a me interpelar nas ruas, o que será feito dos bens e da casa Clodovil, todos querem saber.
Clodovil era e ainda é uma figura pública e qualquer pessoa que esteja com a posse, mesmo que provisória até que o Ministério Publico nomeie o inventariante, e posteriormente este inventariante, também estará sujeito a ser interpelado constantemente, agora, hoje, amanhã, depois e sempre.
Penso que é preciso tranquilidade para cuidar dos bens de qualquer pessoa pública, ainda mais polemica como era Clodovil. Uma pessoa, que não apresentou nenhum familiar como herdeiro e que “figurativamente” deixa seus bens “Para o Brasil” como ele sempre disse em diversas entrevistas gravadas e vinculadas na mídia.
Talvez por impulso, admiração, as pessoas que o amam , sentem-se “herdeiras- preservadoras” de seus bens, de sua memória, e não querem que seu nome caia no esquecimento, que morra como acontece constantemente neste nosso país, é até compreensível. Todos comentam que os bens que ele deixou bem administrados servirão para perpertuar seu nome e de sua mãe no Instituto, que ele tanto desejava criar.
Mediante as acusações feitas, eu achei por bem procurar o Ministério Público da cidade de Ubatuba. Lugar onde deverá ser aberto o inventário uma vez que, como é do conhecimento de muitas pessoas aqui em Ubatuba e de seus amigos mais íntimos, Clodovil não possuía mais residência fixa em São Paulo. Embora ficasse alguns dias para Brasília em seu apartamento funcional a trabalho, sua casa era aqui.
João Toledo também foi ao Ministério Público. Recebidos pelo Procurador, e depois de ouvir as explicações necessárias, saímos tranquilos, apenas vamos aguardar os procedimentos da justiça.
Quanto às palavras da Dra. Hebe ("apropriou-se do blog de forma indevida e ainda usa a página para expressar sua opinião em nome do Clodovil”)
Quanto a isso, não me apropriei de forma alguma de nada. O blog foi-me dado pelo próprio Deputado Clodovil, com conhecimento de todo o gabinete em Brasília. Assumi o blog para postar suas atividades, políticas, recordações artísticas, eventos sociais, e seus momentos de descontração e lazer. Muitas vezes fui incentivada pelo próprio Clodovil a postar “casos” comuns que aconteciam, dado a intimidade que eu tinha por 40 anos de amizade pessoal .
A senha do blog era exclusivamente de posse minha, como é até hoje.
Anteriormente o blog era administrado por outra assessora que foi exonerada do gabinete pelo Deputado , eu quando assumi, mudei a senha uma vez que a detentora anterior da senha havia sido demitida, uma tomada de posição normal e comum mediante a situação, nada tem a ver com apropriação.
Após sua partida desvinculei o nome de deputado do título, mudei o layout e criei o título “A Estrela Apenas Mudou de Lugar”, em sua homenagem.
Eu havia recebido do próprio Clodovil liberdade para postar o que desejasse, sempre fiz meu trabalho com dignidade, preservando e enaltecendo a imagem de Clodovil. Isto pode ser confirmado pelos assessores de Brasília, São Paulo e Ubatuba também.
Em seus últimos dias de vida relatei minuto a minuto no blog notícias aos eleitores e fãs de Clodovil da situação de seu coma, até seu momento final.
Existem comentários no blog a respeito, do amparo que o blog prestou a muitas pessoas em um momento tão difícil, para eles, seus fãs, e também um momento totalmente desalentador para mim. Precisei de muita força para escrever que a vida do meu amigo, estava no fim .
Sobre o trecho “usa a página para expressar sua opinião em nome do Clodovil”, não falo por Clodovil , nem poderia , comento vivências e acontecimentos que tive o prazer de desfrutar por ser amiga íntima e assessora, eu o conhecia bem, sabia o que ele gostava, gostaria, ou não.
Não entendo porque uma página virtual tão despretensiosa, trás tantos comentários e alardes a seu respeito. Não seria pelo título de “deputado” usado no endereço, não pode ser, mesmo porque só no Orkut existem mais de 4.000 títulos postados iguais que estão em uso.Essas páginas “Deputado Clodovil Hernandes.”, nunca foram assunto para entrevistas, nem alardes.Não sei se é do conhecimento de todos ,mas existe pela internet blog´s e sites em grande número que denigrem a imagem de Clodovil explicitamente , só para citar um dos títulos postados é "Clodovil, uma besta poligonal".Estas páginas sim , deveriam ser objeto de atenção da dita senhora , e não um simples blog dedicado a relembrar , preservar e analtecer a figura do artista e político Clodovil.

No trecho “A assessora parlamentar e amiga de Clodovil Meg Ramos também está, segundo a advogada, fazendo cobranças descabidas. Além de questionar o futuro dos bens do deputado, "essas pessoas se dizem inconformadas por não poderem mais entrar na casa que Clodovil mantinha em Ubatuba (litoral de São Paulo)".
Eu nunca fiz qualquer tipo de cobrança a está senhora, por escrito, por telefone ou por qualquer outro meio de comunicação, enfim, nunca me dirigi a ela para qualquer tipo de assunto e muito menos cobrando-lhe absolutamente nada, eu a vi apenas duas vezes em toda minha vida.
Também não me sinto inconformada como ela diz, em não poder mais voltar à casa do meu amigo, casa que frequentei minha vida inteira, chegando até a dormir lá a convite do dono, várias vezes.
Esses comentários tornam-se muito pequenos a meu ver, mediante o sentimento que nutro e sempre nutri por Clodovil. Que graça teria freqüentar uma casa que conheço pelo “direito e avesso”, cujo dono não está mais lá.
Sempre fui amiga do dono, a casa é apenas uma casa, nada mais, o valor da casa se faz em quem vive dentro dela. Tenho outro tipo de "valores" sobre este assunto. Descabido foi este comentário.
Confio na seriedade e na capacidade do Ministério Publico para que encaminhe tudo da melhor maneira possível, dando condições de realizar o sonho de Clodovil, que era seu Instituto, por isso me dirigi até lá.
Após a decisão, farei exatamente o que o Ministério Publico determinar.
Continuo postando no blog, “estorinhas” de Clodovil, a cada dia a fila de amiguinhos aumenta mais e mais.
Esta edição da coluna pretendo enviá-la à mídia, a título de esclarecimento das acusações a mim dirigidas.
Bom mesmo é poder relembrar no blog o nosso amigo entre pessoas que também gostavam dele . É um modo de aceitar melhor a sua perda.
Enfim, as pedras do caminho fazem parte, a vida não é uma estrada totalmente asfaltada.
Boa semana a todos.
Que Ubatuba brilhe brilhe , cada dia mais, linda como é!
Voltarei...
Meg Ramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário