terça-feira, 7 de abril de 2009

Borboletas Azuis e Passarinho / Maktub


Amiguinhos do meu amigo


Todos vocês devem ter visto alguma vez , uma borboleta azul.
São aquelas bem grandes. Em Ubatuba, elas não são comuns, mas aparecem vez ou outra.
Pois bem , uma tarde conversando com Clodovil contava para ele o que havia acontecido comigo, e uma borboleta azul.
Conto tudo para vocês, para entenderem o significado .

Eu costumo caminhar na praia todo final de tarde.Em uma dessas tardes, eu sentia muita saudade de minha mãe, ela me deixou alguns anos passados.
Nesta tarde, eu estava muito estranha. Abateu-se sobre mim uma enorme tristeza , aquelas sem causa .
Quando ia de encontro ao mar, uma enorme borboleta azul aparece passa e repassa na minha frente. Na hora, não sei porque pensei em minha mãe.
Pois bem caminhei até o final da praia, lá para espanto e surpresa !Quem aparece ?
A borboleta azul novamente , só que desta vez , voa em círculos à minha volta em um sobe e desce fazendo espirais.
Foi como se ela estivesse “me limpando” . Aos poucos fui sentindo paz , uma calmaria , voltei para casa , leve e feliz.
Aquela sensação de tristeza havia desaparecido como um passe de mágica.

Contei isso para Clodovil e ele me disse :
___Meg ! Borboletas são almas que nos visitam, sua mãe visitou você.
Eu apenas olhei para ele, balancei a cabeça , fiquei com aquele ar de dúvida, normal para uma pessoa que na época , não acreditava “nos mistérios e recados” (como Clodovil dizia) que a vida nos dá. Isso aconteceu por volta do ano de 2000.

Neste ano de 2000, como em todos os outros anos,(mesmo nos tempos de maré baixa ou alta) Clodovil, nunca deixou de celebrar , uma missa em intenção por mais um ano, sem Dona Isabel.
Como era época de vacas magras, eu chamei um padre de Ubatuba. Fomos para cozinha. Juntos, eu e ele, preparamos uns pãezinhos recheados e sucos. Estava feito o lanchinho para o pós missa.

A missa em intenção a Dona Isabel, foi celebrada na capela da casa .
Presentes, eu, Clodovil, Maria , Renato e Néia uma amiga do Deputado que havia dado carona ao padre.
Na capela havia uma abertura ,( como uma janela na época sem vidro , dado às vacas magras) . Logo colado a essa abertura ,do lado de fora , uma árvore quase seca , com poucas folhas.
O tempo todo, durante a missa , pousou na árvore um passarinho, e lá ficou estático. Mesmo com o som das nossas vozes , dentro da capela , todos rezávamos em voz alta.

Clodovil logo percebeu a presença do passarinho , parecia até embalsamado. Com um “toque de olhar” fez sinal para que eu observasse também.
Eu assenti, confirmando que havia visto o passarinho lá .

A missa terminou fomos ao lanchinho, depois aos agradecimetos ao padre, e às despedidas.
Ficamos eu e Clodovil na sala grande, recostados cada um, em um sofá.

Foi quando ele comentou comigo :
___Meg o que você me diz do passarinho lá parado ?
Eu respondi :
___Sei lá Clodovil! Coisa mais estranha não foi ? Barulho na capela e ele lá, todo o tempo parado. Muito estranho mesmo .
Ele sensitivo como era diz :
__Meg, era minha mãe.
Eu ia responder quando invade a sala um pássaro , sobrevoa a cabeça dele e depois sobrevoou a minha, dá uma volta por toda sala e sai.
Levamos um susto !
Ficamos calados ! Um olhava para o outro sem ter o que dizer .
Eu espantada disse :
___Sabe , acho que estamos ficando loucos ! Eu e você também!
Então, ele sempre desafiante disse:
__Vamos ver ! Se até você for embora, para confirmar que não estamos loucos, deve aparecer uma borboleta azul para nós.Combinado ?
Eu respondi achando graça :
__Ta, ta combinado! Ai podemos dizer que somos PHD´s em loucura ! Sorrimos.
Continuamos a conversar e bem no final da tarde , quase escurecendo, eu me despedi.
Voltava para minha casa .

Clodovil, sempre foi o maior gentleman que conheci, sabia acompanhar uma mulher como ninguém. Abria porta de carro, sempre colocava uma senhora do lado de dentro da calçada .À mesa, sem comentários! Qualquer mulher sentia-se uma rainha quando saía com ele , tamanha era sua gentileza.

Dito isso, é evidente, ele foi me acompanhar, para a despedida.
E...
Na hora o abraço, aparece uma borboleta azul , e dá voltas e voltas sobre nós.

Não vejo necessidade de contar o tamanho da nossa emoção! Foi tanta que os olhos marejaram.
Para “aliviar” eu brinquei e disse :
___Ah Clodovil ! Como dizem os famosos ! Nada a declarar , melhor eu ir.
Fui para casa, confusa, espantada, extremamente emocionada .

Agora depois de sua morte, pediram para eu ir esvaziar os freezer e as geladeiras do deputado.
Ele , talvez por ter passado tantas necessidades, tinha a mania de abarrotá-los de comida, carnes, peixes , frangos, doces, frutas, sucos, enfim, estavam sempre super lotados.
O pedido feito foi para que eu chamasse os empregados e solicitasse que esvaziassem todos os freezer e geladeiras .Eu ao lado, separaria os gêneros de alimentos , para depois dividir entre eles, que cada um levasse um pouco .

Eu juntamete com 4 funcionários lá estávamos , quando um segurança vem nos avisar que Dra Hebe (a testamenteira) havia chegado companhada da equipe do programa Fantástico e de um ex- assessor do escritório do deputado de São Paulo, para filmagens.
Achei por bem , parar a tal separação . Pedi aos funcionários que recolocassem tudo no lugar . Não ficaria bem uma equipe de tv , ver uma divisão de alimentos entre os empregados, assim pensei.
Tudo foi recolocado em seu lugar e descemos para uma sala (sala vermelha) .
Lá encontramos a Dra Hebe.
Esta perguntou o que eu fazia por lá .Eu expliquei que a pedido do ex-chefe de gabinete, tinha ido fazer a divisão de alimentos para os empregados.
Dra Hebe nesse instante avisou que, dali em diante, ela era a responsável por tudo que havia dentro da casa e participou à todos que, eu e as demais pessoas presentes e ausentes também que trabalharam com ele, não poderíamos voltar a casa, estávamos proibidos. Apenas ela poderia estar e voltar lá, nomenado e contratando naquele momento , um ex- motorista do deputado, pessoa de confiança dele quando vivo, o guardião, em sua ausência.

Dra Hebe (a testamenteira) subiu para a casa, acompanhada da equipe do programa Fantástico para fazer a filmagem e dar a sua entrevista.
Eu voltei para casa junto com um ex-assessor –secretário do Deputado em Ubatuba, que havia me levado até lá.

Voltando , descendo o morro, eu comentei com esse assessor, que triste seria não poder voltar à casa que eu convivi tantos e tantos anos. Depois falei em voz alta:
___Ahh !! Deputado , você viu ! Não posso mais voltar à sua casa , depois de tantos e tantos anos, ela ser a extensão da minha casa.Que pena !

Nesse momento uma borboleta azul posou no capô do carro, e voou .
O assessor que dirigia e sabia o que ela significava (o deputado sempre cometou isso com muitas pessoas) me olhou, e disse :
___Olhe a resposta Meg !
Eu calei, faltavam palavras, pela situação,por tudo .
Continuamos a descer o morro, aí eu comentei :
___Sei lá ... tantas coisas estranhas acontecendo...
Então ...
Novamente volta.
Outra vez, a borboleta azul, e nos acompanha até em baixo, na estrada.
Coincidência ?
Pra mim não , meu amigo me ensinou que coincidências não existem, na vida existe mais o tal Maktub .
Simples entender .É a Vida mandando seus recados.
Entenda quem puder .

Está escrito .

Fiquem em paz como eu estou.
Voltarei ....

PS.Obrigada meu amigo, dia 6 de abril foi um dia muito especial pra mim ( meu aniversário). Não poderia deixar de contar isso hoje *rs


Janela da capela entre os dois vasos na época havia uma árvore quase seca, não havia o vidro

Nenhum comentário:

Postar um comentário