segunda-feira, 27 de abril de 2009

A Magia da Bounganville

Foto Meg Ramos

Foto Meg Ramos

Este lugar na casa de Clodovil, sempre me trouxe boas lembranças. Nele passei bons momentos, também assisti boas brigas, tudo faz parte.
Não existem quase móveis por lá, apenas uma maravilhosa árvore faz às vezes de telhado e uma bounganville quando florida, faz daquele lugar um pedaço mágico.

Quantas vezes eu e Clodovil comentamos que as revistas e pessoas que iam lá na casa , nunca comentavam sobre aquele espaço, que nós dois tanto gostávamos.
Quanto soninhos eu não vi Clodovil “tirar” nesse banco pequeno e duro, mal acomodado com as pernas encolhidas. Muitas vezes eu pegava alguma almofada para ajeitar sua cabeça na madeira do banco. Ele abria os olhos , dava uma piscada, sorria e voltava a dormir. Nada importava, o “lugar” era bom.
Neste espaço muitas coisas aconteceram, desde reuniões políticas, atendimentos de visitantes, muitos e muitos cafezinhos, também era o lugar onde Clodovil fazia sua manicure. Era aí, que eu gostava de fazer meus trabalhos de pintura para Clodovil, ele sabia que eu gostava de lá. Foi aí que eu fiz o trabalho da pintura veneziana da cama dele para Brasília.
Clodovil e eu, sempre comentamos, quando a bounganville floria, aquele espaço era quase francês, havia um élan por lá.
Foi exatamente sentados neste lugar, que aconteceu o que vou contar.

Vou contar sobre uma fã de Clodovil, aliás, uma fã ardorosa, uma moça de nome Katiany.

Quando Clodovil resolveu ser candidato, logo eu pensei em fazer um Orkut, na época era moda. Pensei que poderíamos angariar muitos votos de seus admiradores e eleitores. Tive a ajuda de uma pessoa de Ubatuba para fazê-lo, a senha era comuns a nós dois.
Logo no primeiro dia foram tantas as adesões que precisamos dividir o atendimento às respostas.Eu responderia às mulheres e o rapaz, ficaria responsável em responder aos homens.E assim foi, era um sucesso absoluto , lá as pessoas deixavam mensagens de carinho davam sugestões, para ele como candidato.Tempos depois esta mesma pessoa, rompeu laços de amizade com Clodovil, modificou a senha do tal Orkut, e eu, não podia mais acessá-lo.
Anos após Clodovil determinou , deu ordem, para que eu como assessora procurasse os responsáveis pelo Orkut , levando uma ordem por escrita, assinada por ele Deputado , para que fosse deletado da net aquele Orkut, porque a pessoa ainda fazia uso do mesmo .
Foi nessa época que eu “me perdi” da moça Katiany, ela era freqüentadora assídua do Orkut Essa moça sempre foi uma grande fã de Clodovil.

Recordo, certa vez ela me fez prometer que falaria com ele por telefone, ela queria ouvir sua voz.
Com muito jeitinho falei para Clodovil sobre Katiany.
Disse que ela era um fã incansável, se ele faria a gentileza de conversar com ela um pouquinho, apenas por uma vez.
Ele me olhou com aquela carinha, que eu já conhecia bem, tipo , Meg não me aborreça , estou em casa para descansar. Mas eu não desanimei ( risos) .Continuei falando das "gracinhas" dela, até sentir que ele entregaria “os pontos “ para mim .Era sempre assim , eu devagarzinho conseguia ( risos) .
Ele finalmente aceitou, e ainda fez mais, ele mesmo pegou o telefone e ligou para o celular dela.
Depois soube que ela quase morreu de emoção, falaram por algum tempo e despediram-se.
Eu havia realizado o “sonho” de Katiany.
Mas, não parou aí a história (risos)
Passaram-se alguns minutos, toca o telefone, ligação a cobrar. Quem era?
Era Katiany, o telefone da casa de Clodovil havia ficado gravado na memória do celular dela.
Ele atende, troca mais algumas palavras e depois...
“Sobrou” para mim (risos)
Ele disse:
__Viu no que deu? Agora essa menina tem o número aqui de casa e vai ficar ligando toda hora. Meg, você sabe que aqui é meu descanso! Olhe só o que você arrumou !
Eu pedi desculpa, disse que daria um jeito, não haveriam novas ligações.

Um detalhe para que vocês conheçam como era Clodovil.
Se, alguma vez na sua vida você desse um “fora” do tipo que contei, você poderia saber que havia assinado um tratado que qualquer fã que ligasse , seria eu a ter dado o número (risos).
Ele tinha uma memória ótima e não esquecia nada que qualquer pessoa contasse à ele.
Quem dava uma “bola fora” assinava a sentença eterna. ( risos )

Falei com Katiany, nunca contei sobre ocorrido, a “saia justa” que passei, ela deve estar sabendo agora. Dei como motivos, descanso, privacidade, ela entendeu. Nunca mais voltou a ligar , depois nunca mais a vi.
Quanto a Clodovil, milagrosamente esqueceu o fato em tese (risos), mas sempre que havia alguém querendo aproximar-se dele ele dizia sempre sorrindo na brincadeira:
___Fale com Meg, ela adoraaaaa trazer pessoas para mim !
Mesmo assim consegui várias vezes que outras pessoas chegassem até ele, pessoas que eu vi chorarem de emoção ao vê-lo.Era gratificante.

Hoje recebo uma postagem dela, outra vez participando, agora da memória dele.
Que bom Katiany que você voltou, junte-se aos amigos do nosso amigo, que aqui estão.
Bem vinda moça!

Notinha pessoal:
Meu amigo Clodovil sempre me disse que a vida envia recados, que nada nos é desconhecido, que nada “nos pega” ao acaso.
Cada dia mais, relembrando aqui junto a vocês, recebo os tais “recados da vida”
Quero agradecer a oportunidade que todos vocês me dão, compartilhando essas memórias.
Grata a todos que participam e interagem.
Vamos em frente...
Voltarei

Nenhum comentário:

Postar um comentário